Psicologia do trabalho

A psicologia do trabalho (ou laboral) é a área da psicologia que se encarrega de estudar o comportamento do ser humano no âmbito do trabalho e das empresas. 

Área Empresarial

Nosso trabalho se destina a selecionar as melhores práticas de avaliação para cada empresa, sob a égide da competência, confiança, respeito e ética com o ser humano, o que faz a diferença e nos distingue neste mercado de trabalho.

Para a realização do processo de avaliação dos candidatos ou funcionários agenda-se com antecedência e conforme as disponibilidades da empresa; cada avaliando será atendido, em um único dia, no qual ele realizará a bateria de testes.

Avaliação Psicológica Aplicada a Trabalhadores em altura – NR 35

Trabalhador capacitado para o trabalho em altura é aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de oito horas. O conteúdo deve, no mínimo, incluir normas e regulamentos aplicáveis, dentre eles ao trabalho em altura; análise de risco e condições impeditivas; Equipamentos de Proteção Individual e condutas em situações de emergência.

Avaliação psicológica para porte de Armas

Como é feita a avaliação psicológica para porte de armas? A Resolução CFP nº 010/2009, dispõe sobre a atuação da (o) psicóloga (o) na avaliação psicológica para concessão de registro e/ou porte de arma de fogo. O credenciamento de psicólogos para realização de avaliação psicológica de candidatos à obtenção do porte de armas está sendo realizado pela Polícia Federal, que dispõe de uma comissão responsável pelo credenciamento e capacitação dos psicólogos.

TESTES PSICOLÓGICOS

A aplicação de testes psicológicos deve ser utilizada no processo de recrutamento e seleção de pessoal. Com a utilização de testes psicológicos, padronizados e apropriados par o uso no Brasil, o psicólogo terá uma percepção do avaliando de forma cientifica e objetiva. O uso de testes psicológicos é uma função privativa do psicólogo.

Os testes psicológicos são capazes de avaliar: atenção, capacidade de memorizar, inteligência, personalidade, resiliência, autocontrole, impulsividade entre outras características humanas.

O tipo de teste a ser aplicado a candidatos, depende das características que o cargo exige e o perfil de profissional que a empresa necessita.